Avaliação do desempenho de agências de desenvolvimento regional utilizando as experiências em curso na região sul do Brasil

Osny Taborda Ribas Júnior

Resumo


O artigo relata uma pesquisa feita com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) em ação na Região Sul do Brasil. Instrumento deveras utilizado para o desenvolvimento das microrregiões européias, as ADRs são relativamente nascentes no nosso país. A pesquisa envolve entrevistas com gestores de ADRs e especialistas abordam seus resultados e confronta as opiniões dos dois lados, de modo a construir orientações para o ajuste dos rumos e ajudar na formulação de políticas públicas de desenvolvimento, especialmente para os Sistemas Produtivos Locais. Constatou-se, entre os gestores, a falta de compreensão do verdadeiro papel exercido pelas ADRs, conflitos entre os atores ligados ao desenvolvimento regional, além de dificuldades quanto à elaboração e execução dos projetos demandados pelas lideranças regionais.

Palavras-chave


Desenvolvimento Regional. Agências de Desenvolvimento Regional. Sistemas Produtivos Locais. Capital Social. Redes Sociais.

Texto completo:

PDF


e-ISSN 2175-8018


Creative Commons License
IJIE - Iberoamerican Journal of Industrial Engineering foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.


Iberoamerican Journal of Industrial Engineering. Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Florianópolis, SC, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial do IJIE, encaminhe um e-mail para periodico.ijie@gmail.com ou ijie@contato.ufsc.br