Aspectos e impactos ambientais de uma indústria do segmento metal-alumínio na Amazônia brasileira

Carlos Enrique de Medeiros Jeronimo, Marcio Rogerio Maria de Borba

Resumo


Neste trabalho é realizado um diagnóstico numa empresa do segmento metal-alumínio, de forma a avaliar os itens críticos sob o ponto de vista ambiental, em relação a: cumprimento de requisitos legais, estabelecimento da cultura de preservação de recursos hídricos, gerenciamento eficiente dos resíduos sólidos gerados, monitoramento e controle da qualidade do ar e emissões atmosféricas emitidas e, sobretudo a qualidade da imagem da empresa perante a sociedade. A metodologia desenvolvida consiste na aplicação de um questionário na própria empresa preenchido em entrevistas com os profissionais responsáveis pelas atividades de gerenciamento ambiental do empreendimento. Os resultados foram tabulados e geraram indicadores de desempenho, para identificar e qualificar o nível de relação existente com os padrões ideais. Com base nos resultados obtidos foi possível identificar que os pontos fortes da empresa estão voltados a gestão de requisitos legais e resíduos sólidos, e que os pontos negativos são potencializados nas questões relativas ao uso racional da água e gerenciamento da imagem e relacionamento com as áreas de influência da empresa.

Palavras-chave


Alumínio; Metalúrgica; Gestão ambiental.

Texto completo:

PDF/A


e-ISSN 2175-8018


Creative Commons License
IJIE - Iberoamerican Journal of Industrial Engineering foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.


Iberoamerican Journal of Industrial Engineering. Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Florianópolis, SC, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial do IJIE, encaminhe um e-mail para periodico.ijie@gmail.com ou ijie@contato.ufsc.br