Aplicação do método 5W2H no processo produtivo do produto: a joia

Maria da Graça Portela Lisbôa, Leoni Pentiado Godoy

Resumo


O método 5W2H consiste em uma série de perguntas direcionadas ao processo produtivo e permite identificar as rotinas mais importantes, detectando seus problemas e apontando soluções. No presente estudo, o método 5W2H foi utilizado para identificar situações da cadeia produtiva de jóias em uma empresa de pequeno porte, a partir do desenvolvimento de uma coleção denominada Gauchidade. A metodologia possibilitou decompor as várias fases do processo, diagnosticando-se o que era realizado em cada etapa, o custo, os profissionais envolvidos e sua importância para o processo propondo soluções separadamente.


Palavras-chave


Método 5W2H; Processo produtivo; Produto.

Texto completo:

PDF/A


e-ISSN 2175-8018


Creative Commons License
IJIE - Iberoamerican Journal of Industrial Engineering foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.


Iberoamerican Journal of Industrial Engineering. Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Florianópolis, SC, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial do IJIE, encaminhe um e-mail para periodico.ijie@gmail.com ou ijie@contato.ufsc.br